Vamos comer chocolate?

Vamos Comer Chocolate?

Não pode ser em qualquer lugar, com qualquer pessoa e nem pode ser qualquer chocolate tem que ser o seu chocolate preferido, aquele que tem cheiro de boas recordações, que o papel faz barulho avisando você que alguma coisa muito gostosa está para acontecer, que a cor anuncia a cremosidade contida no seu chocolate pronto para ser saboreado, que o calor dos seus dedos amolece a sua forma em uma textura melada e te convida a lamber a ponta dos dedos para não perder nem um nadinha desta maravilha. Olhe ao seu redor, não divida com ninguém o seu pedaço, ele é só seu. Escolha um lugar agradável para você, um lugar que você goste de estar, deve ser em um momento em que você esteja calmo, tranquilo, e crie a expectativa de que será algo prazeroso. Isso mesmo comer chocolate é prazeroso, vamos tentar juntos?

Como apreciar um chocolate

Primeiro prepare o paladar, bebendo só água antes e durante a degustação.

ASPECTO: Retire da embalagem e observe a aparência do chocolate. Repare se a cor está homogênea, a textura lisa e com brilho. Um chocolate rajado ou com veios mais claros está destemperado. A manteiga de cacau, muito sensível á mudança de temperatura, quando em locais quentes, se separa dos ingredientes. Esse chocolate não faz mal á saúde nem tem gosto ruim, mas perde a textura.

SNAP: Entre os chocolatiers, a maneira como o chocolate se parte é chamada snap. Um bom chocolate deve produzir um som seco e quebrar de forma limpa, sem esfarelar. Uma textura granulosa ou arenosa na quebra revela ingredientes ruins ou conservação inadequada.

AROMAS: Aproxime o chocolate do nariz e inale profundamente. Bons chocolates têm aromas naturais, vindos do cacau, do leite ou da baunilha.

ÊXTASE: Coloque um pedaço pequeno de chocolate na boca, deixe derreter e espalhe-o contra o céu da boca. Deixe que sabores e perfumes subam para a região olfativa. Encha as bochechas de ar e deixe-o sair pelo nariz numa lufada só. Seus sensores olfativos serão inundados com todos os aromas do chocolate. O quão prazeroso é o sabor neste momento? Acompanhe como os aromas e os sabores se desenvolvem durante a degustação, desde que o chocolate começa a derreter até o aftertaste – o gosto que deixa na boca. Faça a mesma coisa com um segundo pedaço de chocolate. E agora, qual foi a experiência? O prazer foi o mesmo? Você sentiu o sabor com a mesma intensidade?


(Adaptado do texto de Maitê Lang, chocolatière)

#mindfuleating #chocolate #nutrientesqueridos #bemestar #vontade #eupaciente #comportamental #craving #desespero #vicio

Posts Em Destaque
Posts Recentes